Tommy Wiseau em "The Room" |
The Room é constantemente citado como um dos piores filmes já feitos. Com um orçamento de 6 milhões de dólares e uma bilheteria de apenas 1.800, ele entra para a lista dos maiores fracassos do cinema de todos os tempos. Porém, desde o seu lançamento, em 2003, ele se tornou um ícone dos filmes cults, sendo re-assistido milhares de vezes em sessões de meia-noite. O que leva isso acontecer? Afinal de contas, há muitos filmes bons que assistimos apenas uma vez, enquanto que, The Room, sendo inegavelmente ruim, é assistido várias vezes. O que nos faz assistir um filme como esse?
O Artista do Desastre
Tommy Wiseau sempre foi um homem misterioso, nunca revelando de onde ele era, qual a sua idade ou como possuía tanto dinheiro. E essa pessoa completamente envolta de segredos chamou a atenção de Greg Sestero, um estudante de teatro da mesma turma de Tommy. Eles desenvolveram uma estranha amizade por causa do cinema e, em um lampejo, eles resolvem, juntos, se mudarem para Los Angeles para tentarem a carreira de ator. Greg se da bem e consegue alguns papeis, enquanto que Tommy não consegue nada. Frustrado, ele se isola e, algum tempo depois, ele volta com o roteiro de The Room. Ele chama Greg para contracenar junto dele e assim começa a produção de The Room.
Toda essa história foi contada em um livro muito interessante escrito por um fã de The Room, Tom Bissell junto de Greg Sestero, chamado de O Artista do Desastre (the Disaster Artist). Aqui é possível ver a amizade entre Tommy e Greg, como era a vida deles e como The Room foi feito. O livro foi tão bem aceito pelas pessoas que chegou a virar um filme dirigido e estrelado por James Franco, no papel de Tommy Wiseau, e seu irmão Dave Franco, como Greg Sestero. O filme é muito bom e divertido, para qualquer um assistir.
O Artista do Desastre |
Mas a pergunta do começo do texto não foi respondida ainda, por que nos assistimos a The Room?
O sonho de um homem
Há alguns motivos que nos levam a gostar de filmes ruins. Mas, de todos eles, o que eu mais acho certo em relação a The Room é que, diferente de muitos outros filmes ruins, ele tem uma história, uma "alma" por trás. The Room era o sonho de Tommy Wiseau de fazer parte de Hollywood, de deixar sua marca. Mesmo fracassando na estreia do filme, anos mais tardes ele acabou se tornando um clássico cult, adorado por muitas pessoas, porque, diferente de Sharknado, por exemplo, The Room tem um desejo de fazer algo, mesmo que esse algo não tenha saído como planejado. Mais que isso, The Room nos mostra como a amizade pode nos ajudar a superar momentos difíceis. Tommy e Greg fizeram o filmes para eles, tanto que eles riem do filme junto dos fãs. A história por trás de The Room é sobre dois amigos e um sonho, e que eles fariam de tudo para concretiza-lo. Esse é o sucesso de The Room, o sucesso no desastre.
Conclusão
A história maluca por trás de The Room nos ensina que a amizade pode nos levar a muito longe, talvez para uma cidade nova e estrelar um filme com seu melhor amigo, ou então para um projeto de jogo que, nem do papel saiu ainda, mas que você já está animado com ele (meu caso). Tommy e Greg nos mostram que vale a pena correr atrás do seu sonho, porque mesmo que não dê certo, ou que não faça sucesso, você tentou, e é isso que importa.
Comentários
Postar um comentário